quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CANTINHOS DE LISBOA V I I

JÓIA ARQUITECTÓNICA NA RUA DA ALFÂNDEGA
As Conceições,a Misericódia e os Freires de Cristo
Igreja da Conceição Velha com o seu belíssimo pòrtico manuelino,infelismente pouco visivel numa rua estreita cheia de poluição

Nesta viagem à Rua da Alfândega podemos visitar o belo templo que lá se ergue,pelo qual passam diariamente milhares de pessoas,embora se mantenha desconhecido de grande parte delas. O nome tem um jeito bem lisboeta:ConceiçãoVelha. Claro que a presença do adjectivo "velha" indica que houve uma "nova".Ora a história da ambas é simples e conta-se rapidamente: em terrenos próximos da Madelena, num local que poderia situar-se sensivelmente entre as ruas que hoje são as dos Fanqueiros e dos Douradores,erguia-se uma sinagoga.Mas,como é sabido,no reinado de D.Manuel I ,foram expulsos os judeus,pelo que o espaço foi considerado livre. Por outro lado,no mesmo reinado foi edificado o Mosteiro dos Jerónimos, pelo que houve necessidade de alojar noutro local os freires de Cristo,aos quais pertencia a velha ermida do Restelo,derrubada para dar lugar ao majestoso edificio.A solução adivinha-se facilmente:no lugar de sinsgoga surgiu uma egreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição, entregue aos ditos frades .Ficou ali, portanto,a "Conceição dos Freires". Mais tarde, em 1698, foi construída,ali bem perto,outra igreja também dedicada à padroeira de Portugal ,Senhora da Conceição. Ficava sensivelmente onde hoje passa a Rua da Prata,nos primeiros quateirões a contar do Terreiro do Paço. Obviamente, passou a ser a Conceição Nova.Como veremos, esta igreja mudou depois de sitio.
Entretanto, muito antes,no século XV,a rainha D.Leonor,mulher de D.João II, fundara as Misericódias, numa capela da Sé .Em breve se viu, porém, que a grandiosidade da instituição ultrapassava em muito a pequenez do espaço que lhe estava reservado.D.Manuel I,irmão da fundadora,cedeu então terrenos e edificios próximos da Ribeira para que aí funcionasse a Misericórdia de Lisboa. A igreja respectiva, grandiosa ,de três naves, ficava com a fachada virada ao que é hoje a Rua dos Armeiros e uma porta a Sul estava sensivelmente onde hoje se abre o pórtico da Conceição Velha .
Veio depois o terramoto, que não poupou a Misericódia nem os templos, da Conceição de que falámos atrás.
A Misericódia acabou por sair do local primitivo para se ir fixar na Casa dos Jesuítas, a S.Roque, onde se mantém até hoje.
Tem continuação em breve;
fotos deA.R.Filipe

Sem comentários:

Enviar um comentário